Durante o inverno, a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.
Ressecamento da pele no inverno
Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas.
Cuidados com a pele no inverno
Alimentação
O ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. A soja é outro alimento que deve ser adicionado à dieta saudável. Ela é rica em isoflavonas – substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele.
Hidratação
Manter a ingestão de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio. Aumente a ingestão de alimentos ricos em água, inclua chás claros ou de frutas no seu dia a dia e não se esqueça que nada substitui a água.
Invista no hidratante facial e corporal
Continue a rotina de skincare no inverno e capriche na hora da hidratação! Caso seja necessário, utilize um hidratante facial mais potente nessa época do ano. Além disso, não se esqueça do hidratante corporal! Use o produto logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme.
Continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram para ficar por dentro das novidades sobre saúde da pele e beleza.
Referência