Dormir bem é essencial para a saúde e para a beleza

Durante o sono, além de descansarmos, nosso corpo produz diversas substâncias essenciais à nossa saúde. Além disso, um estudo realizado pelo Instituto Karolinska, na Suécia, revelou que pessoas com menos horas de descanso pareciam menos atraentes para estranhos, e que apenas duas noites mal dormidas já são o suficiente para influenciar na beleza. Ou seja, a famosa frase “sonho da beleza” é verdadeira!

Sono x colágeno

Outro estudo realizado por cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriu que é durante o sono que estruturas minúsculas feitas de colágeno são reabastecidas. Segundo os pesquisadores, o colágeno fornece estrutura ao corpo e é a nossa proteína mais abundante, garantindo a integridade, elasticidade e força do tecido conjuntivo do corpo.

Quantas horas precisamos dormir?

Cada pessoa tem o seu relógio biológico e precisa de uma quantidade de sono específica, ou seja, não existe uma regra definindo a quantidade de horas exatas que devemos dormir todas as noites. Porém, a ciência indica oito horas de sono porque, em média, a maioria das pessoas descansa de fato após 7h30 ou 8h30 dormindo.

Sono e pele

Durante o sono nosso corpo entra na fase de regeneração celular: novas células se desenvolvem e substituem as antigas, reparando as danificadas. O descanso reduz o hormônio do estresse e, consequentemente, permite que você não tenha um acúmulo de líquidos, as famosas bolsas sob os olhos.

Poucas horas de sono podem levar a um aumento nos hormônios do estresse. Com isso, pode ocorrer a superprodução de glicocorticóides. Esses hormônios esteróides prejudicam o funcionamento do sistema imunológico e podem causar malefícios na estrutura e no funcionamento da pele que levam ao surgimento de manchas, a um aumento na sensibilidade e ao agravamento de distúrbios inflamatórios da pele, como a acne e a psoríase.

Sono e corpo

A falta de sono reduz a leptina, hormônio produzido pelas células de gordura, e desacelera o metabolismo, fazendo você sentir mais fome e queimar menos calorias. Quando o sono é suficiente, o corpo produz hormônios importantes para os músculos, que ajudam na recomposição das fibras musculares essenciais para músculos bem definidos.

5 passos para dormir melhor

  1. Não faça uma refeição grande e pesada próximo da hora de dormir;
  2. Deixe as telas de lado pelo menos trinta minutos antes de ir para a cama (a luz azul pode causar distúrbios de sono);
  3. Durante a noite, crie uma rotina de desaceleração para preparar o corpo para o sono;
  4. Troque sua fronha do travesseiro com regularidade, já que o tecido pode acumular muita sujeira, óleo e micróbios;
  5. Evite beber álcool ou produtos com cafeína antes de deitar.

Continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram para ficar por dentro das novidades sobre saúde da pele e beleza. 

Fontes: 

Compartilhar