Saber o que significa Fator de Proteção Solar é muito importante na hora de escolher um protetor solar adequado para as necessidades da sua pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), o FPS é a principal medida de eficácia de um protetor solar, quantificando o quanto o produto é capaz de ampliar a proteção contra a queimadura solar.
Entenda o FPS
O número do Fator de Proteção Solar representa o tempo a mais em que a pele fica protegida. Vamos ao exemplo?
Se a sua pele passa a sofrer os efeitos do sol depois de dois minutos, com um fator de proteção solar 30 ela vai ficar protegida por 30 vezes mais tempo, ou seja, por uma hora 60 minutos.
Tipos de radiação ultravioleta
- UVA: penetra profundamente na cútis e aumenta o risco de reações como câncer de pele e fotoenvelhecimento.
- UVB: mais intensa no verão e no período entre 10h e 16h, a radiação UVB atinge a pele mais superficialmente e provoca queimaduras e vermelhidão.
Como escolher o protetor solar?
O filtro solar deve ser escolhido considerando a tonalidade e o tipo de pele. Quanto mais clara for uma pessoa, maior o FPS que ela precisará.
Como o FPS refere-se apenas ao grau de proteção contra a radiação UVB e ainda não existe consenso para classificar a proteção contra a radiação UVA, o ideal é optar por produtos que informem, na embalagem, oferecer proteção máxima contra radiação UVA/UVB.
Como aplicar?
O filtro solar precisa ser usado diariamente por pessoas de todas as idades, independentemente da tonalidade da pele.
A quantidade utilizada varia conforme a constituição física de cada pessoa, mas, é preciso ter no mínimo de 2 miligramas do produto para cada centímetro quadrado do corpo.
- No rosto e no pescoço: 1 colher de chá.
- No tronco: 1 colher de sopa na parte dianteira e outra na parte traseira.
- Nos braços: 1 colher de sopa para ambos.
- Nas pernas: 1 colher de sopa para ambas.
A SBD recomenda que o protetor solar seja reaplicado a cada 2 horas para máxima proteção, e que seu fator mínimo para qualquer tipo de pele seja FPS 30.
Textura ideal do protetor solar
O produto deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele. Textura fluida e oil-free, por exemplo, são recomendadas para peles mistas e oleosas. Já a pele seca precisa de uma textura cremosa com alto poder de hidratação. A pele sensível necessita de produtos com ação calmante, hidratante que não irritem a pele e que favoreçam sua recuperação.
Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato comigo para me enviar sua pergunta.
Se gostou da publicação de hoje, basta seguir meu Instagram e continuar acompanhando meu blog para ficar por dentro das novidades sobre saúde da pele e beleza.