As olheiras são características frequentes e se caracterizam pela concentração anormal de vasos sanguíneos ou melanina sob a pálpebra inferior. O tom escurecido também pode ocorrer por conta da estrutura óssea do rosto, em alguns casos, o globo ocular é mais fundo e isso cria uma sombra que se assemelha às olheiras, e da genética.
As olheiras podem formar-se em qualquer fase da vida de homens e mulheres e em todas as raças. Elas são mais frequentes, porém, em peles morenas e negras, pelo acúmulo de melanina na região dos olhos.
O que pode causar olheiras?
- Acúmulo de vasos e má circulação do sangue
- Excesso de melanina;
- Estrutura óssea do rosto;
- Genética;
- Cansaço;
- Tabagismo e consumo de álcool;
- Estresse físico ou emocional.
Conheça os tipos de olheiras
- Olheira pigmentar: causada pelo excesso de depósito de melanina na pele, e geralmente apresenta uma cor mais amarronzada.
- Olheira estrutural: causada por conta da anatomia óssea do rosto.
- Olheira vascular: causada pelo aumento da vascularização ou congestão dos vasos sanguíneos na região dos olhos. A coloração, em geral, tem tons azulados, arroxeados ou avermelhados.
- Olheira mista: ela é bastante comum e acontece quando há uma soma de um ou mais tipos.
Tratamentos para olheiras
O dermatologista é o profissional responsável por tratar as olheiras. Após análise e conhecimento do tipo de olheira, é indicado o tratamento ideal para amenizar o tom escurecido abaixo dos olhos. Atualmente existem diversos procedimentos não-invasivos que oferecem excelentes resultados.
O procedimento consiste, basicamente, na aplicação de uma fonte de luz na pele para atingir alvos específicos, como a melanina ou os vasos. O aparelho apresenta seis filtros diferentes que são selecionados de acordo com a indicação clínica e os alvos do tratamento: a melanina (pigmento marrom da pele e pelos) ou hemoglobina (pigmento vermelho dos vasos).
Preenchimento com ácido hialurônico
O procedimento ajuda a amenizar a aparência de olheiras profundas que surgem devido à perda de sustentação da pele. O preenchimento com ácido hialurônico diminui o visual de cansaço e dá um aspecto mais jovial ao rosto.
Durante o procedimento uma solução química é aplicada na pele, provocando a sua separação, descamação e o surgimento de uma nova pele, mais lisa, menos enrugada e mais clara. O peeling estimula a renovação celular e ajuda a eliminar o pigmento concentrado, auxiliando no clareamento de áreas escuras.
Continue acompanhando meu blog e me siga no Instagram para ficar por dentro das novidades sobre saúde da pele e beleza.
Fontes
https://www.sallve.com.br/blogs/sallve/os-tipos-de-olheiras-e-o-que-pode-agravar-o-escurecimento
https://www.minhavida.com.br/beleza/tudo-sobre/34704-olheiras